Escola luterana
O Colégio Jaraguá de confissão luterana segue os princípios históricos e teológicos referenciados no legado de Martin Lutero a partir da intersecção dialógica entre a teologia e a pedagogia. Assim, os princípios luteranos defendidos são a premissa básica para a defesa da vida, da valorização do ser sobre o ter, da promoção da espiritualidade para a plenificação da vida, dos valores éticos e morais coerentes com sua identidade. Além disso, o colégio promove o diálogo inter-religioso, tendo como referência a sua confessionalidade evangélico-luterana, a vivência da paz, da esperança, da justiça e do amor para construir durante o percurso formativo de seus alunos, alicerces que ajudarão nas escolhas futuras.
O jeito evangélico luterano de ser baseia-se na Rosa de Lutero: um coração marcado por valores que defendem e cuidam da vida, a imagem da cruz, que supera a morte e gera sinais de paz no símbolo da rosa branca.
Martin Lutero viveu há cerca de 500 anos na parte leste da Alemanha e foi pioneiro ao defender um sistema de escola pública na qual todos tivesse o direito de aprender. Nos seus sermões e escritos, conclamava os pais a levarem seus filhos à escola. Como escola luterana, incentivamos a busca do conhecimento, além da formação de valores e de cultura em geral. Encorajamos os alunos a ler histórias e poesia, cantar ou tocar instrumentos musicais, conhecer e vivenciar a fé, aprofundar a cultura, com o objetivo de construir uma consciência ética e solidária que permitem conhecer conceitos e práticas que motivem os alunos a se envolver no espaço escolar, na sociedade e nas organizações da comunidade.
A alegria, o cuidado e a preocupação com todos fazem parte do ritmo de uma escola luterana. Nossa alegria honra a Deus e é com o coração cheio de alegria que nós servimos a Deus, esperando e criando oportunidades para ajudar ao próximo.