• Teatro

O teatro no CEJ têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, do corpo e da mente através de jogos teatrais e técnicas, tendo como resultado apresentações que colaborem com o desenvolvimento artístico dos alunos.”

O Colégio Evangélico Jaraguá pensa que a manifestação dessa arte no ambiente escolar deve ser encarada não do ponto de vista dos resultados, mas, sim do processo. Isso porque o teatro para alunos não visa diretamente a formação de atores e atrizes, mas um caminho para que possam se conhecer melhor, integrar-se uns aos outros e desenvolver habilidades como: comunicação, expressão corporal, observação, criatividade, memorização, imaginação, que poderão servir de grande auxilio em todas as áreas do conhecimento e na vida profissional e pessoal dos alunos.

E é com esta perspectiva que o CEJ oferece a atividade extraclasse de teatro, não de formar atores e atrizes, mas sim, despertar o interesse do aluno para a atividade.

• Música

A educação deve ser vista como um processo global, progressivo e permanente que se utiliza de diferentes métodos para seu aperfeiçoamento. Neste sentido, o estudo da música é visto como uma atividade que contribui para o desenvolvimento integral do educando, uma vez que desenvolve o raciocínio, a criatividade, a responsabilidade, a ética, a relação com o próximo, a coordenação motora, facilita a concentração, promove o equilíbrio, importante fator de identidade pessoal e expressão da cultura, que abrange a diversidade de experiências e historicidade de um povo, constituindo-se, dessa forma, em componente de cidadania.

Há várias maneiras para a música ocupar os tempos e os espaços na escola. A lei número 11.769, estabelece que a música deverá ser conteúdo obrigatório, do componente curricular, fato que ratifica a necessidade de trabalhar a música no ambiente escolar. Dessa forma, no CEJ trabalhamos a música em sala de aula como parte do currículo para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e como atividade extracurricular, oferecendo diversas possibilidades aos alunos.

• Dança

A dança, apesar de sua origem popular e rotineira, é considerada Arte, sendo a mais antiga manifestação artística criada pelo homem. No resgate da história da dança constatamos que as manifestações dançadas (rituais e cultos primitivos) antecedem às formas de comunicação verbal, ou seja, em sua evolução, “o ser humano dançou antes de falar”. Esta foi sua primeira manifestação social que sempre serviu para auxiliá-lo a afirmar-se como membro da sociedade.

Partindo da ideia de que os povos primitivos dançavam sem precisar de aulas para isso, e se comunicavam pela dança, é impossível aceitar quando as pessoas, hoje em dia, dizem que não sabem dançar. Todos sabem dançar, muitos não sabem que sabem. A partir das manifestações dançadas dos povos primitivos, a dança passou por diversas fases originando inúmeras vertentes. Estas diferenciações vão surgindo de acordo com o desenvolvimento histórico cultural dos povos. Isso explica a diversidade de estilos da dança existentes na atualidade. Eles se interpenetram, trocam informações, retrocedem a estilos às vezes esquecidos e vão se multiplicando e se desenvolvendo de forma dinâmica, acompanhando as criações culturais das diferentes sociedades.

Segundo Bregolato (1994, p.58 ) “A dança exprime a alma de um povo, as características de sua formação étnica, seus hábitos, as tradições de seus costumes, um ritmo próprio expresso no compasso de suas músicas”.

Quando a criança ingressa na escola, ela traz consigo um conhecimento a respeito do seu corpo, que muitas vezes ainda não foi despertado ou explorado. Por isto, se faz necessário que a criança adquira experiências que possibilitarão um melhor aprimoramento de sua criatividade e interpretatividade. Uma forma da criança adquirir isto é através da dança, que não tem como objetivo formar bailarinos, o foco consiste em proporcionar à criança um contato mais efetivo e intimista com possibilidade de se expressar criativamente através do movimento, prepararando o corpo da criança a fim de que se exercitem de acordo com suas necessidades, desenvolvendo a destreza, agilidade e a autonomia, estimulando os movimentos espontâneos e a precisão do gesto, sendo indispensável para isso que eles compreendam o que fazem e pôr que fazem, pois o movimento é, antes de tudo, um movimento consciente. (Marina Ferrari)

• Dança folclórica

O Grupo Folclórico do CEJ “SünnrosVolkstanzgruppe” foi fundado em 1987, sendo o grupo mais antigo de Jaraguá do Sul. SünnrosVolkstanzgruppe significa Grupo de Danças Folclóricas Flor do Sol (Girassol). O grupo têm como objetivo, “resgatar, incentivar e valorizar a cultura germânica através da dança”, pois ela é arte, vida, cultura e educação. Suas cores expressam sentimentos, sensações, costumes, modos de pensar e agir por meio de seus movimentos.

A Dança Folclórica é uma expressão ligada à vida das comunidades, aos seus
ciclos festivos e acontecimentos, que vem das tradições, da cultura de um povo, neste caso, parte do povo jaraguaense.