Estrutura

A estrutura do Colégio Jaraguá procura atender as demandas de sua comunidade escolar, levando em conta as necessidades de cada grupo etário. Para tanto, a escola oferece espaços e ambientes que proporcionam aprendizagens para além da sala de aula.

No Colégio Jaraguá, os espaços físicos são pensados do ponto de vista pedagógico para cada etapa de ensino, ao mesmo tempo que incentivam a integração de todos, sejam alunos ou profissionais que atuam na escola. Por isso, os espaços permitem a convivência solidária da comunidade escolar.
Os espaços físicos, para o Colégio Jaraguá, são aqueles funcionais, que exercem a função educativa; já os ambientes são pensados de forma a garantir o acolhimento e propiciar diferentes formas de produção e socialização de saberes.

O Colégio Jaraguá coloca à disposição do processo ensino-aprendizagem, ambientes para a comunidade escolar, a saber:

• Biblioteca: espaço de uso coletivo que atende a toda a comunidade escolar, com acervo amplo e diversificado. Visa ações de formação do leitor, pesquisa e complementação dos estudos.
• Laboratórios de Ciências: de uso coletivo para a realização de experimentos, estudos, pesquisas.
• Laboratório de Informática: de uso coletivo, oferece aulas curriculares e extraclasse. Também permite a realização de pesquisas no contraturno.
• Cantina/refeitório: espaço de uso coletivo que atende ao lanche de toda a comunidade escolar, como também serve para atividades pedagógicas.
• Parque: espaço ao ar livre que permite as interações e brincadeiras das crianças pequenas.
• Parque coberto: ambiente exclusivo da educação infantil, que possibilita as interações e brincadeiras das crianças.
• Ginásio: local em acontecem as aulas e educação física, atividades extraclasses, e eventos sociais e esportivos.
• Sala multiuso: ambiente em que acontecem as aulas de Dança, de Música, de Teatro e apoio escolar (recuperação paralela).
• Sala de Musicalização: espaço que possibilita aulas de musicalização para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental.