Desenho Geométrico: O laboratório da Geometria Plana - alunos dos 1ºs e 2ºs Anos do Ensino Médio

Desenho Geométrico: O laboratório da Geometria Plana
Nas aulas de Núcleo de Investigação Matemática estudamos os Mosaicos.
A arte do ladrilhamento ou da composição de mosaicos nasceu, provavelmente, há cerca de 7 mil anos, no Egito. Por volta de 4 500 anos depois, povos mediterrâneos, como gregos e romanos, ficaram notabilizados por se valerem dessa arte para retratar cenas naturais, personalidades e deuses ou seres mitológicos. Mais tarde, com a expansão do islamismo no século VII, essa arte ganhou novos contornos, já que essa religião não permite arte figurativa, apenas formas geométricas, em padrões espirais ou caligráficos, como na imagem abaixo.
No último século, matemáticos e cientistas descobriram que os padrões exibidos nos diversos tipos de ladrilhamento produzidos pelos humanos também ocorrem naturalmente, como nos arranjos de células animais e vegetais, nas escamas de peixes, nas colméias de abelhas, nas pinhas das coníferas e nos cristais.
Os alunos dos 1ºs e 2ºs Anos do Ensino Médio, criaram e construíram seus mosaicos, com a orientação da professora Glades da Silva Marquardt.