Importância do microscópio

Os estudos sobre o corpo humano já iniciaram no 5º ano B. E foi com esses estudos sobre os diferentes níveis de organização dos seres vivos, desde as células aos sistemas para que pudessem compreender o organismo, que os alunos perceberam a importância do uso do microscópio na investigação.

A partir de pesquisas realizadas pelos alunos, constataram que o microscópio é um instrumento óptico com capacidade de ampliar imagens de objetos muito pequenos, como as células. Acredita-se que esse instrumento tenha sido inventado por dois holandeses fabricantes de óculos, Hans Janssen e seu filho Zacharias, no final do século XVI.

Dessa forma, os alunos manusearam o microscópio, realizaram observações das lâminas expostas e registraram por meio de desenhos o que observavam. Também criaram hipóteses sobre o que seria o material observado. Foi uma aula bastante dinâmica, produtiva e criativa.