Leitura nas férias

"A leitura de um bom livro nos proporciona viajar e conhecer o outro lado do mundo.” (Merari Tavares)

O desejo da professora dos 5º anos B e C era que as férias de seus alunos fossem recheadas de diversão, risadas, criação, fantasias, imaginação, experimentação e novas aprendizagens. Não existe maneira mais fácil de vivenciar tudo isso, senão, pela LEITURA. Ler é um exercício no qual podemos viajar em um mundo de possibilidades. Ler é muito mais do que um hábito, é um gosto. Gostar de ler é se apaixonar cada dia por algo novo que a leitura nos proporciona.
Pensando nisso, a professora Bruna contribuiu para que as férias dos seus alunos fossem recheadas de magia. Cada aluno teve que escolher um livro para ler. Esse livro poderia ser emprestado na Biblioteca Pública, poderia ser um livro que o aluno já tinha em casa, ou ainda, um livro que viesse a adquirir nessas férias.
Após realizar a leitura, os alunos escreveram o resumo do seu livro, destacando os personagens principais, onde a história acontece, qual o conflito existente e como se resolve esse conflito, ou seja, como a história termina.
Feita a leitura e a escrita do resumo, era hora de pensar a sua apresentação. O livro que cada aluno leu deveria ser apresentado por ele para a sua turma. Cada aluno poderia escolher como queria apresentar, podia ser por: fantoches, história ilustrada, cartaz, teatro de sombras, televisão ilustrada, varal, caracterização própria, entre outros. O importante era soltar a sua imaginação e sua criatividade e planejar uma ótima apresentação.
Passadas as férias, nas duas semanas seguintes cada aluno apresentou a história que escolheu fazer leitura. Essas apresentações foram lindas, recheadas de surpresas e encantamentos.
“Livro tem dessas coisas, faz mágica só com as palavras.” (Michelle Trevisani)