Nicole Nunes, a grande promessa do xadrez.

Jogar xadrez é uma prática cada vez mais comum em nossa sociedade, cada vez mais jovens e pessoas de diversas idades procuram aprender esse jogo que traz tantos benefícios.
O xadrez sendo um jogo de tabuleiro exige uma maior concentração, estimula o desenvolvimento intelectual, mesmo que a criança permaneça parada. Têm objetivos e metas de sustentação voltadas diretamente à educação física, sem perder o foco da atividade física e principalmente o objetivo da estimulação mental. Desse modo, o jogo do xadrez pode ser adaptado ao cotidiano das pessoas.
Sabe-se que o xadrez vai muito além de um jogo, a julgar pelos benefícios de sua prática, os quais já se encontram evidenciados pela ciência. Estudos mostram que jogar xadrez aguça o raciocínio lógico através da intuição, reflexão e estratégias.
O jogo de xadrez se bem aplicado e desenvolvido, não é apenas um jogo de tabuleiro, mas uma ação que possibilita maior raciocínio diante de cada problema, tanto no conteúdo das disciplinas, nas atitudes escolares e na sua vida pessoal.
O Colégio Evangélico Jaraguá atingiu bons resultados em várias competições de xadrez nos últimos anos. Vários atletas conquistaram pódios em competições locais, regionais e nacionais.
A prova disso é Nicole Nunes, aluna do Colégio Evangélico Jaraguá, que já coleciona pódios e participará do 16º Festival Sul Americano de Xadrez da Juventude na Argentina no período de 01 a 06 de dezembro de 2019. É um torneio que conta com a participação de vários países como: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Nicole Nunes começou a jogar xadrez no Colégio Evangélico com a orientação do professor Maurício Berti, ela cursa o 3º ano do ensino fundamental e tem 8 anos. Apesar da pouca idade, Nicole se destaca nas competições tanto municipais, regionais ou nacionais, sempre conquistando premiações.

Confira a seguir, a conversa com Nicole Nunes.

Quando surgiu o interesse pelo jogo de xadrez?
Foi bem engraçado. O meu irmão, Lucas fazia todas as atividades escolares. Em uma ocasião apareceu o X em suas atividades, o que levou ele a se interessar pelo xadrez, é meio louco, mas foi assim mesmo que o levou a querer aprender a jogar xadrez e vendo o meu irmão jogar, me interessei pelo jogo também.

Quem são os grandes incentivadores para continuar a jogar xadrez?
Meus pais, Simoni e Jair Nunes são os maiores incentivadores. Sempre estão juntos comigo me apoiando e torcendo nas competições.

Qual foi o campeonato que você participou, foi o mais difícil até agora?
Foi o campeonato Sul Americano que participei ano passado no Paraguai e conquistei o 3º lugar, esse campeonato está classificado entre os três melhores de xadrez do mundo. Dessa forma, os concorrentes são muito bons.

O xadrez é um desafio para você?
Sim, o xadrez é um jogo que exige paciência. Por exemplo, em uma partida no campeonato Sul Americano durou duas horas e meia, o que exigiu de mim muita calma e paciência para desenvolver uma boa jogada. Cada partida se torna um grande desafio.

Qual a sua expectativa para o campeonato que irá participar?
Estou ansiosa, mas pretendo dar o melhor de mim. Treino quatro vezes por semana das 13h às 17h no Clube de Xadrez com os meus colegas, mas principalmente com os meus técnicos, Renan e Karina que me ajudam a ter segurança nas minhas jogadas.

Você já participou de quantos campeonatos. Quais você conquistou premiação?
Não recordo o número de campeonatos, pois já foram muitos. Mas o número de medalhas eu sei, tenho 142 medalhas conquistadas.

O que você faz nos minutos que antecedem uma partida de xadrez? Você tem algum ritual de concentração?
Geralmente, antes de uma partida eu faço uma oração e me concentro para que o nervosismo não atrapalhe.

Como é o seu relacionamento com os demais adversários? É amistoso? Você conversa com eles depois da partida?
No geral é bom. Converso com alguns, peço orientações. Quando ganho uma partida sempre dou dicas para quem pede, mas alguns não são legais, pois não deixam escapar nenhum segredinho.

Nas partidas, você tem diferentes estratégias ou é sempre a mesma?
Geralmente são as mesmas, mas estou aprendendo novas jogadas que usarei futuramente.

Além do xadrez, o que você gosta de fazer no seu tempo livre?
Gosto de brincar com minhas amigas, andar a cavalo.

Na escola, qual a disciplina que você mais se identifica?
Gosto muito de artes. Quando eu desenho, procuro inspiração para que fique bem bonito.

Qual é o seu maior sonho?
Ir para o mundial de xadrez, vencer e receber o título de mestre do xadrez.

Deixe uma mensagem para os leitores.
O xadrez ajuda na concentração, ensina a ter paciência, disciplina e outras coisas que levará para a vida.