O projeto “Amo minha idade”

Com o avanço da era tecnológica ocorrendo no mundo moderno, um dos maiores desafios identificados pelos professores é o de despertar o hábito e o gosto pela leitura entre as crianças e os adolescentes inseridos nesse contexto tecnológico. Comprovadamente, a leitura aprimora o vocabulário, aperfeiçoa a escrita, estimula o raciocínio, fomenta a criatividade e a interpretação, auxiliando na organização de uma linha de pensamento.

Portanto, com todos esses benefícios que a leitura acarreta, como desenvolver nos alunos, dentro do contexto escolar, esse hábito? Transformando o momento de leitura em momento de aprendizado e prazer, disputando espaço com as facilidades encontradas pelos adolescentes no âmbito tecnológico?
O Colégio Evangélico Jaraguá apresenta em sua essência, o lema “valores para toda a vida” e a disciplina de Língua Portuguesa, através dos professores e coordenação, preza o hábito e o incentivo à leitura, desenvolvendo projetos que conectam o contexto real com o imaginário, retratado nas literaturas, proporcionando uma vivência real, tornando mais verdadeira a experiência da leitura.

O projeto “Amo minha idade”, desenvolvido nas turmas dos oitavos anos do colégio, resultou em uma experiência mágica, interativa, emocionante e muito proveitosa. O projeto teve início em abril, com a leitura do livro “Quem, eu? Uma avó. Um neto. Uma lição de vida”, do autor Fernando Aguzzoli, editora Belas Letras. Seminários e outras atividades foram elaboradas partindo desse livro que relata a história real de um neto que abdicou de sua própria vida para cuidar de sua avó diagnosticada com Alzheimer. Realizando a leitura, uma grande lição de vida é apreendida: compartilhar a dor não é sofrê-la no coletivo, é livrar quem dela sofre.

E como finalização do projeto ocorreu a tarde “Amo minha idade”. Evento carinhosamente planejado e elaborado para que alunos e avós vivenciassem momentos nostálgicos e raros, compartilhando histórias e extravasando emoções. O evento contou com a participação dos alunos dos oitavos anos, professores envolvidos e coordenação, profissionais da área da saúde e, logicamente, com as estrelas principais do evento: 39 avós. As atividades foram enriquecidas com muito conhecimento através do bate-papo com o orientador físico e recreador Professor Rafael Ramos, da Ludus Recreação, com o tema “corpo em movimento na terceira idade”, com a psicóloga Bárbara Bretzke conversando sobre “Mente feliz em todas as idades, principalmente na minha”e com a nutricionista Amandha Bernardi abordando o tema “Chás e alimentos benéficos para a melhor idade”.